Código: | LAIS109 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | OAMD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Artes | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Maria Clara Ferreira Canelhas Correia |
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Corpo docente: |
Carlos Rozendo Barreto Xavier José Amilcar Capinha Gil Maria Clara Ferreira Canelhas Correia |
Português
(A) Desenvolver aptidões e competências nos campos do teatro e da música tendo em consideração diferentes
estádios de desenvolvimento, como por exemplo a infância e a velhice. (B) Utilizar o corpo de forma expressiva
na sua relação interpessoal e na transmissão de mensagens. (C) Compreender as estruturas musicais e
reconhecer géneros contextualizados nas várias correntes e épocas da história da música. (D) Apropriar e
utilizar saberes básicos relacionados com o Teatro e a Música, mobilizando-os em projetos de intervenção
sociocultural.
Tendo por base um tema geral os conteúdos da UC são: (1) Técnicas de desbloqueamento corporal; (2)
Técnicas de audição musical: compreensão de estruturas e formas; (3) Música como banda sonora; (4)
Construção de guiões; (5) Improvisação; (6) Desenvolvimento interpessoal; (7) Projetos de intervenção cultural
As sessões incluirão a exposição de conteúdos por parte dos professores bem como a discussão em pequeno
e grande grupo das temáticas envolvidas. As sessões incluirão ainda trabalhos de natureza prática de
experimentação. A avaliação da UC incide sobre dois aspetos: (A) Trabalho teóricoprático nas sessões (1)
participação e desempenho nas tarefas propostas nas aulas práticas e (2) capacidade de integrar e utilizar
eficazmente as técnicas básicas transmitidas nas aulas práticas. Estas dimensões são no âmbito da avaliação
contínua com uma ponderação de 40% da classificação final. (B) Avaliação Sumativa: (1) Elaboração de um
projeto de intervenção (60%) em que 10% corresponde ao pré-projecto, 10% ao projeto final e 40% à
apresentação final.
Bibliografia:
Barret, G., & Landier J., C. (1991). Expression DramatiqueThéâtre. Paris: Hatier.
Beauchamp, H. (1997). Apprivoiser le théâtre. Montreal. Les Éditions Logiques.
Beaudot, A. (1976). Vers une pédagogie de la créativité. Paris: Les Editions E.S.F.
Beja, Francisco, Drama Pois, Porto Editora, 1999
Bennett, R. (1990). Elementos básicos da música. Rio de Janeiro : Jorge Zahar Editor.
Cabral, Carlos, Manual de Técnicas de Palco, Inatel, Lisboa, 2004.
Campos, Geir, Glossário de Termos Técnicos do Espetáculo, Edidouro, Brasil, 1985.
Holpp, L. (2001). Gerir Equipas. Amadora: McGrawHill de Portugal, Lda.
Lopes, Maria Virgílio Cambraia, Texto e Criação Teatral na Escola, Cadernos Pedagógicos, Edições ASA,
Portugal, 1999.
Michels, Ulrich Atlas de la música. Madrid: Alianza, 1982. 2 vols
Pavis, P. (2005). A Análise dos Espetáculos. São PauloBrasil: Editora Perspetiva, S.A.
Pedro, António, Pequeno Tratado de Encenação, INATEL, Lisboa.
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